Às vezes, no meio das fotos de gatinhos, filhos e comidas, a gente encontra uma joia em nossas timelines, não é mesmo? Pois foi isso o que encontramos há pouco.

A Editora UNESP está (sabe-se lá até quando) oferecendo um livro (formatos PDF e EPUB) que pode interessar bastante a quem trabalha na área editorial, além de outros apaixonados e curiosos por aí; e melhor: de graça! (ok, você tem que “pagar” com um cadastro, mas quanto custa o seu e-mail, né? Aliás, olha aí ao lado um campo esperando a sua inscrição no Ábaco de letras).

A gente até poderia (será que poderia mesmo?) disponibilizar aqui os arquivos para download, mas por que fazer isso com a UNESP, não é mesmo? Então, visite agora mesmo o site deles (veja o link abaixo) e baixe este livro bacana, porque realmente parece ser muito interessante.

Agora, para terminar bem o post, um resuminho do que se trata a obra.


Tradução &ampTradução &

Perspectivas teóricas e práticas
Lauro Maia Amorim (Org), Cristina Carneiro Rodrigues (Org), Érika Nogueira de Andrade Stupiello (Org)

O oportuno título desta obra representa com perfeição o que ela tem de peculiar: a análise da teoria e da prática da tradução associada a outros tópicos e campos de conhecimento, como a adaptação, a psicanálise, o direito, a tradução de poesia no Brasil, a questão de gênero, a crítica, as novas tecnologias.

Segundo os organizadores, a intenção deste trabalho “foi trazer alguns tópicos teóricos tanto ao leitor não especializado como àquele que já tem familiaridade com a leitura da literatura sobre tradução, sem ter como objetivo uma aplicação direta de princípios teóricos nem de uma metodologia. Trata-se de um convite a uma refl exão teórica sobre a prática de tradução, a partir dos tópicos selecionados”.

Os ensaios do presente livro, escritos por pesquisadores da área ligados a universidades brasileiras que oferecem cursos de tradução em nível de graduação ou pós-graduação, revelam a consolidação dos Estudos da Tradução como disciplina.


Finalmente, eis o link tão esperado!

Boa leitura!

Ábaco de letras | contando estórias