Leitura no Brasil

Hoje saiu uma matéria interessante na Publish News intitulada “‘Retratos da Leitura’ mostra melhoria no perfil do leitor brasileiro” (no fim deste post tem o link para a matéria).

Além da curiosidade em si pelo assunto, algumas coisas nos chamam a atenção.

Trinta por cento dos entrevistados declararam nunca terem comprado um livro na vida.

Caramba! Será que você conhece alguém que NUNCA COMPROU 1 (UM) ÚNICO LIVRO NA VIDA TODA!!! Isso só nos mostra a importância e o tamanho do trabalho que o Ábaco de letras tem pela frente, afinal:

O @AbacoDeLetras existe para contar estórias. Boas e bem contadas, para deleite e crescimento. Sonhamos uni-las a seu verdadeiro personagem.

Mais adiante a matéria diz:

A pesquisa de 2011 detectou que 81 milhões de brasileiros tinham acesso à internet. Em 2015, esse número subiu para 127 milhões.

Será que isso é bom, ruim ou indiferente para o incetivo à leitura? Será verdade o que diz o senso comum de que quanto mais tempo na internet, menos tempo lendo (coisas relevantes)? Responda nos comentários se a internet te ajuda ou te atrapalha a ler (de novo, coisas relevantes). O lado bom deste dado é que o Ábaco de letras está com um público-alvo em potencial cada vez maior.

Dentre os que declararam já ter lido um e-book, 88% disseram que o baixaram gratuitamente. Apenas 15% declararam ter pago pelo livro digital.

Só faltou responder se isso foi fruto de pirataria ou se foi um livro realmente oferecido de graça por quem tem os direitos para fazê-lo. O que você acha que aconteceu?

Chama a atenção a parcela da população que compra um livro a partir de recomendação de sites especializados, blogs ou redes sociais. Apenas 3% dos respondentes optaram por essa opção, colocando em xeque a figura de blogueiros como grandes divulgadores de livros.

Que coisa! Como diria um amigo das antigas quando a notícia é ruim: “eis uma oportunidade para crescimento“. Apesar dos números super motivadores, o Ábaco de letras pretende sim indicar livros. Esperamos que mais do que 3% dos nossos leitores sejam impactados e incentivados a adquiri-los.

Finalmente, fica a dica para vocês realmente clicarem no link que aparece no fim da matéria, convidando o leitor a ver a pesquisa completa. É muito legal!

Pronto, agora você já pode ir ler a matéria.

Boa leitura!

Ábaco de letras | contando estórias