Responder a pergunta “Quem somos?” pode gerar uma infinidade de respostas, algumas até existenciais. Além do que, jamais seremos capazes de responder plena e absolutamente essa singela pergunta.

Vamos, então, tentar dar algumas pinceladas e, aos poucos, cada um de nós vai entender o que é o Ábaco de letras.

Nascemos depois de mais de um ano de gestação e, assim como um bebê, ainda temos muito a crescer e amadurecer. Claro que não partimos do zero; afinal, como foi dito, planejamos isso há muitos meses.

O projeto Ábaco começou na cabeça de alguém que ama ler. Alguém que entende a “viagem interior” que só um livro é capaz de proporcionar e que deseja, mais do que tudo, ver outras pessoas — muitas delas perdidas e desavisadas, gastando tempo demais com bobagens — embarcando nesta viagem também.

Aos poucos esta pessoa foi encontrando outras que sofriam do mesmo tipo de desconforto. E mais, algumas dessas pessoas, assim como aquela, amam escrever — se bem ou não, você, leitor, é quem vai nos dizer (e, por favor, diga mesmo). Foi, então, que surgiu a ânsia por “contar estórias” (afinal, todo mundo sabe que um ábaco serve para contar, não é?).

É importante que fique claro o que “não somos”: Não somos pessoas com aquela vontade louca que o pessoal do mundo das “Letras” tem de discutir “Literatura” de um jeitão acadêmico, falando de influências, citando papas etc. Lembre-se que somos apenas pessoas que gostam de ler e falam com amor daquilo que estão descobrindo enquanto leem. Nesse sentido, somos (e queremos ser) um gerador de conteúdo mais amador, com um público mais comum (assim como nós).

Se, porventura, escrevermos sobre algum clássico da literatura, não será porque se trata de um clássico em si, mas porque o lemos e achamos aquilo tudo tão sensacional e empolgante que tínhamos que dividir com alguém. Assim, queremos ser como aquele tio “gente boa” que fala de uma coisa qualquer de um jeito tão empolgante que ficamos morrendo de vontade de participar daquilo também.

Então, se você já é um daqueles que ama ler, este é o seu lugar!

Agora, se você é daqueles que sempre quis gostar de ler, mas nunca foi capaz; mal consegue terminar um livro por ano; ou, quando começa um, logo se cansa e abandona a leitura; saiba que aqui também é o seu lugar! Isso porque pretendemos ajudá-lo a criar este hábito que você já almeja, seja apresentando livros mais “legais” ou contando estórias mais curtas e empolgantes.

Recentemente, fomos desafiados (por um livro, veja você!) a registrar nossa visão com no máximo 140 caracteres. Não por causa do Twitter (apesar de ser uma excelente ideia), mas porque “se você não conseguir fazê-lo, então sua visão estará complicada demais”. Não foi fácil, mas acho que conseguimos:

O @AbacoDeLetras existe para contar estórias. Boas e bem contadas, para deleite e crescimento. Sonhamos uni-las a seu verdadeiro personagem.

Finalmente, devemos explicar o “estórias” no subtítulo, em vez de “histórias”. Na verdade verdadeira, era “Ábaco de letras | contando histórias” até bem pouco tempo, mas…

Mas nada! Paramos por aqui, pois decidimos explicar esta bela “estória” em nosso primeiro post.

Vamos lá!

Ábaco de letras | contando estórias